sábado, 19 de junho de 2010

Saudade dos bons tempos

Pode até parecer que seja coisa de gente velho que quando se encontra com velhos amigos ficam lembrando do passado, mas não, e  apenas indignação como que estão fazendo com minha cidade.
            Olha, eu queria minha cidade bonita de novo, pelo menos eu via ela bonita anos atrás, a alguns anos praças bem cuidadas enfeitadas e coloridas por lindas plantas e claro flores, e nessas praças pessoas disputando os melhores lugares para uma fotografia, ah! a quanto tempo não vejo as pessoas com suas máquinas fotográficas em nossas praças tirando fotos de recordação com seus filhos e amigos; quem não se lembra de brincadeiras como bicheira, esconde-esconde, ou “siesconder” a quando tempo você ver crianças reinando em nossa praças brincando? Hoje nossa sociedade vai a praça a uma de nossas praças apenas para consumir álcool;
            Queira também que nossos calçamentos voltassem ao normal sem buracos, todas pedras de paralelepípedos igualzinhas bem alinhados, que lembrava calçamentos europeus;
            Queria também tocer, torcer muito pelos meus amigos na quadra no mês de julho, saudade! A quadra lotaaaaaaaaava de araripense felizes assistindo e torcendo pacificamente pelo seu time favorito até a grande final na festa do município;
            Que saudade do Centro Comunitário! Acho que todo munto teve momentos felizes lá quem não se lembra daquela banda; da música que embalou o seu coração; daquele porre que ficou todo mundo falando no outro dia; daquela dança; daqueles momentos que sempra não nos cansamos de lembrar e ir, ir muuuuuito.
            Que saudade do tempo onde brincávamos por toda rua, no meio da rua, e olhe aqueles que possuíam veículos tinham um mínimo de respeito com o próximo a sua frente e parava pra gente passar;
            Que saudade de acordar cedo pra ir pra educação física, e ainda saia acordando todo mundo de madrugada ainda;
            Quem não se lembra dos desfiles de 7 de setembro? Era bom né?
            E o respeito que tínhamos pelos mais velhos, era um respeito quase militar, é isso eram nossos pais que nos exigiam, que cada um tivesse por eles, e hoje somos pessoas do bem; É nossos pais acertaram, fizeram a  coisa certa, hoje somos boas pessoas.
            Nossas tradições estão praticamente acabadas, veja só festa de fim de sábado de aleluia, dia das mães, natal e ano novo, eram festas aguardadas por todos, e hoje o que vemos? Nem o tradicional forró do mercado não tem mais. O que esta acontecendo?
            Ah! Saudade de nossa verdadeira identidade, identidade essa que tínhamos, pois quando as pessoas tinham respeito uma pelas outras, cuidavam de nossa terra, não deixava abandonada, criando atritos entre nós. Pois é precisamos de resgatar isso de novo se ao vamos nos perder, ou já estamos perdidos?

Um comentário:

  1. Saudade da pacata cidade que a violência, o descaso com o patrimônio público e o desrespeito humano tomaram de conta.
    Adeus, Araripe da minha infância!Tempo bom que não volta mais!
    Pessoas boas e gentis já não se fazem tanto como antigamente!
    Araripense era educado dentro de casa, antes de chegar à escola!
    Nossas escolas eram mais sadias, alegres (apesar do método tradicional) e menos estressantes. Professor era autoridade na sociedade; sua missão era ensinar todo conhecimento que tivesse absorvido nos bancos escolares. Hoje é autorizado pela sociedade a ensinar o que ela lhe ditar.
    Os tempos mudaram, Araripe! Por isso você mudou tanto! Seus filhos ilustres não são mais os de antes!
    Acorda, Araripe!!!

    ResponderExcluir